Tuesday, May 14, 2013

O USO DE  NOVAS  TECNOLOGIAS E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM.

Os ambientes virtuais disponíveis atualmente sem dúvida descentralizam o poder de autoria das mãos de um só detentor e faz com que o sentido de "autoria" tenha uma configuração diversa: ela passa a ser cooperativa e compartilhada.

Nesse novo tipo de autoria, os textos, ao serem compartilhados e visualizados por um número indistinto de leitores/autores, se torna permeável e passível de alterações, incursões, recriações. Esse novo tipo de autoria acompanha o movimento no qual estamos atualmente inseridos e do qual não conseguimos mais nos distanciar principalmente enquanto educadores e alunos. 

Um dos recursos tecnológicos mais utilizados para a comunicação e para o compartilhamento de textos e informações  entre educadores e alunos é, sem dúvida, o “weblog” ou simplesmente "blog" (diário na rede virtual). Através dessa ferramenta, professores solicitam tarefas, mandam devolutivas, fazem comentários e acabam criando uma proximidade com seus alunos diferente daquela tradicional, mediada por lousa, giz e apagador!
Os alunos, por sua vez, se valem do ambiente para postagens de trabalhos e para acessar links, imagens, vídeos  pré-selecionados pelo professor, possibilitando a ampliação da apropriação do conteúdo visto em sala de aula.

Especificamente para os alunos do curso de Letras, essa ferramenta é altamente eficaz pois facilita o trânsito entre as produções textuais  "individuais" e o professor,  incita o compartilhamento de textos entre  colegas "seguidores",  viabiliza a rapidez de uma devolutiva e, consequentemente, o aprimoramento dos trabalhos.   

Bakhtin define como “polifonia” esse processo coletivo de formação de textos, por meio  do qual se podem “ouvir” várias vozes ativas e participativas de sua construção.  Através da possibilidade de troca de idéias e inserção de comentários de terceiros, acesso fácil e atualização rápida de dados há o surgimento do que pode ser chamado de um “ambiente cooperativo.”

Outro ponto favorável nesse tipo de atividade é a interação promovida: o conhecimento é partilhado, construído em conjunto, enquanto as partes agregam conhecimento a cada intervenção/interação, nunca deixando de lado a mediação do professor. 

Vygotsky declara que essa forma de aprendizagem se dá através da Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, um indivíduo se utiliza da linguagem como meio de estruturar o conhecimento adquirido, significando o pensamento um do outro. 
Por esses motivos, a construção e uso de blogs pelos alunos vem sendo efetivamente incentivada por professores.

A dinamicidade e funcionalidade  do ambiente virtual também estimula o uso já que vem ao encontro das necessidades do público o qual já está habituado a interagir em outros ambientes virtuais  tais como redes sociais, internet e se sente à vontade, com algumas exceções, em poder fazer uso da tecnologia também durante seus momentos de aprendizado.

Referência: Mantovani, Ana Margô: “Blogs na educação: construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica.”. Disponível em: “http://www.inf.ufes.br/~cvnascimento/artigos/18_ana_margo_mantovani_prisma.pdf”      


No comments:

Post a Comment