O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Os ambientes virtuais disponíveis atualmente sem dúvida descentralizam o poder de autoria das mãos de um só detentor e faz com que o sentido de "autoria" tenha uma configuração diversa: ela passa a ser cooperativa e compartilhada.
Nesse novo tipo de autoria, os textos, ao serem compartilhados e visualizados por um número indistinto de leitores/autores, se torna permeável e passível de alterações, incursões, recriações. Esse novo tipo de autoria acompanha o movimento no qual estamos atualmente inseridos e do qual não conseguimos mais nos distanciar principalmente enquanto educadores e alunos.
Um dos recursos tecnológicos mais utilizados para a comunicação e para o compartilhamento de textos e informações entre educadores e alunos é, sem dúvida, o “weblog” ou simplesmente "blog" (diário na rede virtual). Através dessa ferramenta, professores solicitam tarefas, mandam devolutivas, fazem comentários e acabam criando uma proximidade com seus alunos diferente daquela tradicional, mediada por lousa, giz e apagador!
Os alunos, por sua vez, se valem do ambiente para postagens de trabalhos e para acessar links, imagens, vídeos pré-selecionados pelo professor, possibilitando a ampliação da apropriação do conteúdo visto em sala de aula.
Especificamente para os alunos do curso de Letras, essa ferramenta é altamente eficaz pois facilita o trânsito entre as produções textuais "individuais" e o professor, incita o compartilhamento de textos entre colegas "seguidores", viabiliza a rapidez de uma devolutiva e, consequentemente, o aprimoramento dos trabalhos.
Bakhtin define como “polifonia” esse processo coletivo de formação de textos, por meio do qual se podem “ouvir” várias vozes ativas e participativas de sua construção. Através da possibilidade de troca de idéias e inserção de comentários de terceiros, acesso fácil e atualização rápida de dados há o surgimento do que pode ser chamado de um “ambiente cooperativo.”
Outro ponto favorável nesse tipo de atividade é a interação promovida: o conhecimento é partilhado, construído em conjunto, enquanto as partes agregam conhecimento a cada intervenção/interação, nunca deixando de lado a mediação do professor.
Vygotsky declara que essa forma de aprendizagem se dá através da Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, um indivíduo se utiliza da linguagem como meio de estruturar o conhecimento adquirido, significando o pensamento um do outro.
Por esses motivos, a construção e uso de blogs pelos alunos vem sendo efetivamente incentivada por professores.
A dinamicidade e funcionalidade do ambiente virtual também estimula o uso já que vem ao encontro das necessidades do público o qual já está habituado a interagir em outros ambientes virtuais tais como redes sociais, internet e se sente à vontade, com algumas exceções, em poder fazer uso da tecnologia também durante seus momentos de aprendizado.
Referência: Mantovani, Ana Margô: “Blogs na educação: construindo novos espaços de autoria na prática pedagógica.”. Disponível em: “http://www.inf.ufes.br/~cvnascimento/artigos/18_ana_margo_mantovani_prisma.pdf”
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