Monday, May 27, 2013

A metodologia do Romantismo - apresentação trabalho Metodologia

Poder falar sobre temas como amor, escravagismo, indianismo, nacionalismo, com dia e hora marcados? Os alunos do quinto semestre de Letras do campus ABC puderam vivenciar essa experiência durante atividade proposta pela professora Eleandra Lelli. A cada semana, um grupo apresenta uma aula cuja temática é Literatura.  Na semana retrasada foi a vez das alunas Fabiana, Lukyane e Bianca apresentarem o Romantismo.
O Movimento foi abordado a partir de suas origens na Europa do século XVIII até sua chegada ao Brasil com suas três fases características.
Em 1836, a obra "Suspiros poéticos e Saudades", de Domingos Magalhães, marca o início do Movimento Romântico em terras tupiniquins.  A obra, dividida em duas partes, expressava duas características Românticas: o desejo de liberdade e aventura e também o saudosismo.
Após a Independência do Brasil de Portugal, ocorrida alguns anos antes, a nação, em busca de uma identidade própria, mergulhou em suas raízes. Dessa necessidade de caracterização surgiu a primeira fase do Romantismo: a Indianista (ou Nacionalista). Nessa fase, como diz o próprio nome, o "índio" foi eleito como herói nacional e era a personagem de maior destaque nas obras do período. Ele representava toda a bravura, coragem e beleza da raça brasileira (ao contrário dos portugueses e dos negros).
Nossa natureza também era exaltada, assim como tudo que era considerado de origem nacional como lendas, mitos folclóricos.  Dentre os autores do período podemos citar Gonçalves Dias e José de Alencar.
Depois foi a vez de falar do exagero do amor ultra-romântico que marca a segunda fase do Romantismo. A apresentação iniciou com a música "Exagerado", de Cazuza, a qual ilustra muito bem as características dessa fase: sofrimento intenso por um amor idealizado, pensamentos e desejo de morte como forma de atenuar esse sofrimento.

Capa do Romance Iracema, de José de Alencar.

Condoreirismo: essa é palavra que define a terceira fase do Romantismo no Brasil. Ela provém da palavra "condor" referência à ave de rapina que representa a liberdade. Essa fase traz a tona aspectos sociais e vislumbra toda a liberdade pregada pelo Movimento. Ao final, a aluna Bianca apresentou e analisou o poema "Navio Negreiro", de Castro Alves, poeta baiano que foi ferrenho defensor de causas anti-escravagistas assim como de outros aspectos que estavam na vanguarda social tais como a equiparação de direitos entre gêneros. Além disso, suas poesias líricas deixavam transparecer todo o sentimento amoroso vivido por esse ícone de nossa literatura romântica , o qual teve sua vida ceifada aos 24 anos de vida.


O casal ultra-romântico Romeu e Julieta, de Shakespeare.

 

Navio Negreiro.


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